A festa republicana e a desilusão democrata estenderam-se pelo mundo: as imagens da noite eleitoral dos EUA
Corpo do artigo
A noite eleitoral norte-americana começou com o país dividido ao meio. Todas as sondagens apontavam para um empate técnico. O futuro ainda era incerto, com os republicanos e os democratas a mostrarem-se expectantes sobre quem seria o próximo Presidente dos Estados Unidos. No discurso em West Palm Beach, na Florida, Donald Trump declarou uma "vitória histórica", referindo que o futuro dos EUA será "de ouro". "Vamos ajudar o nosso país a curar-se", afirmou.
Pouco mais tarde, a Associated Press avançou que o candidato republicano obteve pelo menos 277 votos no colégio eleitoral, sendo assim eleito com o 47.º Presidente dos Estados Unidos da América. Para garantir a Presidência, são necessários 270 votos naquele órgão.
Num país pintado a vermelho (e pouco azul), os republicanos recuperaram ainda o controlo do Senado, ao ultrapassarem a fasquia de 51 eleitos. Com as contas ainda por fechar, Kamala Harris remeteu-se ao silêncio, tendo um dos seus coordenadores de campanha anunciado que a atual vice-Presidente democrata apenas se irá pronunciar ao longo desta quarta-feira.