
Angelina (R) works in the yard of her home in Equatorial Guinea's capital Malabo, next to an Equatorial Guinea flag January 24, 2012. REUTERS/Luc Gnago (EQUATORIAL GUINEA - Tags: SOCIETY) - GM1E81P005E01
REUTERS
O conselho de ministros da CPLP vai avaliar até que ponto a Guiné Equatorial tem cumprido os compromissos que assumiu aquando da sua adesão à comunidade.
O conselho de ministros da CPLP reúne-se esta segunda-feira na cidade da turística de Santa Maria, na Ilha do Sal, em Cabo Verde. Durante o encontro serão aprovados os relatórios produzidos nos últimos dois anos pelos vários órgãos que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
Os ministros dos negócios estrangeiros da CPLP vão analisar ao detalhe cada um dos três pilares em que irá assentar a presidência rotativa da comunidade lusófona que será assumida oficialmente por Cabo Verde a partir amanhã, dia 17. Durante o encontro, última fase preparatória da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, será passada em revista a situação politica e social de cada um dos estados membros.
De acordo com o ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, as reformas que a Guiné Equatorial tem vindo a realizar vão também ser analisadas, no sentido de se avaliar até que ponto o país tem cumprido os compromissos que assumiu aquando da sua adesão à CPLP:
TSF\audio\2018\07\noticias\16\luis_filipe_tavares_mne_cabo_verde_conselho_ministros_cplp
À margem do conselho de ministros da CPLP, acontece também hoje, na ilha do Sal, em Cabo Verde, a Reunião Ordinária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CONSAN-CPLP).
Refira-se que o chefe estado português, Marcelo Rebolo de Sousa, chega esta segunda-feira a Cabo Verde por volta das 19 horas locais, menos duas horas do que Lisboa.