A polícia belga identificou Najim Laachraoui, de 24 anos, através de uma amostra de ADN recolhida num cinto de explosivos, utilizado nos ataques de 13 de novembro, em Paris.
Corpo do artigo
O cúmplice de Salah Abdeslam é conhecido das autoridades com o nome falso de Soufiane Kayal. A polícia descobriu agora a verdadeira identidade deste homem que ainda é procurado. Chama-se Najim Laachraoui, tem 24 anos.
A justiça belga já revelou uma foto do suspeito e lançou um novo apelo a testemunhas para ajudarem a localizar o homem, já identificado por ter também estado na Síria em fevereiro de 2013.
A Procuradoria federal adiantou que foi este homem que arrendou uma casa no sul da Bélgica, onde terão sido preparados os atentados de Paris.
Em setembro do ano passado foi controlado na fronteira austro-húngara, com Salah Abdeslam (detido na sexta feira), e com Mohamed Belkaïd, o argelino abatido na semana passada, num tiroteio com a polícia em Bruxelas.
A identificação de Laachraui só foi possível depois da captura de Salah Abdeslam, de quem os investigadores aguardam agora colaboração com a justiça.
???????A procuradoria admite que as investigações ainda estão longe de estarem terminadas. Frédéric Van Leeuw, procurador federal de Bruxelas, admite que "temos um monte de peças do puzzle. Nos últimos tempos, várias peças encaixaram, mas ainda estamos longe de termos o puzzle terminado. Mas, esperamos ir o mais longe possível".
Os investigadores aguardam agora que Abdeslam colabore com a justiça, afirmando que "as declarações do senhor Abdeslam vão, talvez, ajudar-nos a olhar de outra forma para os indícios e elementos de prova que já recolhemos, no âmbito deste dossier".