Pelo menos 18 civis morreram em ataques na zona leste da Ucrânia entre sexta-feira e hoje, horas antes do cessar-fogo que entra em vigor à meia-noite hora local), segundo militares ucranianos e rebeldes separatistas.
Corpo do artigo
«O inimigo continua a bombardear cidades sem consideração», assinala um elemento do quartel-general das forças ucranianas citado pela agência EFE, afirmando que nas últimas 24 horas pelo menos 14 civis morreram por fogo de artilharia lançado pelos separatistas.
Por seu lado, o número dois das milícias pró-russas disse que, no mesmo período de tempo, na cidade de Donetsk morreram quatro civis por ataques ucranianos.
Segundo o comando militar de Kiev, as forças separatistas tentaram hoje de madrugada tomar as posições das tropas governamentais na cidade de Debáltsevo, ponto estratégico de comunicação localizado na estrada que liga Donetsk e Lugansk, cidades controladas pelos pró-russos.
Há ainda notícia de fortes bombardeamentos rebeldes foram registados hoje na cidade chave de Debaltseve, em poder do governo, no leste da Ucrânia, antes de ter início o cessar-fogo, disse o chefe da polícia local.
«Os rebeldes estão a destruir a cidade de Debaltseve. Há constantes bombardeamentos de artilharia em áreas residenciais e edifícios. A cidade está em chamas», afirmou no Facebook o chefe da polícia pró-Kiev Vyacheslav Abroskin.
Segundo a mesma fonte, o comando da polícia da cidade foi atingido por um roquete Grad.
O cessar-fogo, que deverá ser aplicado a partir da meia-noite é o primeiro teste ao compromisso de Kiev e dos separatistas a um plano de paz.