O chefe da diplomacia palestiniana garantiu que Mahmoud Abbas não estará presente na cimeira de Teerão de 30 e 31 de agosto seja qual a forma da presença de Ismail Haniyeh.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro palestino ameaçou boicotar a cimeira dos Não-Alinhados em Teerão caso o Hamas se faça representar através do seu primeiro-ministro em Gaza, Ismail Haniyeh.
O ministro palestiniano dos Negócios Estrangeiros assegurou que Mahmoud Abbas não estará presente nesta cimeira prevista para 30 e 31 de agosto «qualquer que seja a forma da sua presença».
«A Palestina não tomará parte na cimeira se os iranianos e os países Não Alinhados não forneçam todas as garantias de que não haverá participação palestiniana que não seja a delegação oficial dirigida por Mahmoud Abbas», explicou Riyad al-Malki.
Na resposta, o porta-voz de Ismail Haniyeh em Gaza garantiu que o chefe do governo do Hamas no poder na Faixa de Gaza «vai a Teerão» quer Abbas «vá ou não vá, como primeiro-ministro eleito pelo povo palestiniano».
Taher al-Nounou não excluiu, contudo, a possibilidade de uma delegação comum entre o Hamas e a Fatah, «caso esta proposta venha de Ramallah».