O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, avisou que desmantela a Autoridade Palestiniana se Israel não tiver nenhuma atitude favorável ao reinício das conversações de paz, depois das eleições legislativas de 22 de janeiro, noticia a AFP.
Corpo do artigo
Em entrevista ao diário israelita Haaretz, Abbas disse que se tal situação se verificar vai entregar a responsabilidade total pela Cisjordânia ocupada ao governo de Israel.
«Se não houver qualquer progresso, mesmo depois da eleição, vou pegar no telefone e ligar para [o primeiro-ministro Benjamin] Netanyahu», especificou Abbas, acrescentando: «Vou dizer-lhe 'sente-se aqui na minha cadeira, tome as chaves, você vai ser o responsável pela Autoridade Palestiniana'».
Na entrevista, que foi publicada no sítio do jornal na internet, ao fim do dia de hoje, Abbas sintetizou: «Quando o novo governo israelita estiver em funções, Netanyahu vai ter de decidir se sim, se não» (ao regresso às negociações).
As conversações entre as duas partes têm estado suspensas desde setembro de 2010, com os palestinianos a insistirem no congelamento da colonização antes de regressarem às negociações e os israelitas a rejeitarem qualquer condição prévia.