O presidente palestino tinha já pedido à Suíça, depositária da quarta Convenção de Genebra sobre a proteção de civis em tempo de guerra, para reunir as partes signatárias deste documento de 1949 a fim de sancionar Israel.
Corpo do artigo
O presidente palestiniano pediu à ONU para colocar o Estado da Palestina sob «proteção internacional» das Nações Unidas, anunciou a Organização de Libertação da Palestina (OLP).
Num texto, Hanane Achraoui explicou ainda que Mahmud Abbas pediu a criação imediata de uma comissão de inquérito e garantiu que a «direção palestiniana está determinada a tomar medidas concretas para fazer face à situação horrível em Gaza».
Abbas tinha já pedido à Suíça, depositária da quarta Convenção de Genebra sobre a proteção de civis em tempo de guerra, para reunir as partes signatárias deste documento de 1949 a fim de sancionar Israel como «potência ocupante» e como responsável pela segurança de civis.