Os separatistas abcazes estão a tentar afastar as tropas georgianas do desfiladeiro de Kodori, uma zona de grande importância estratégica. A Geórgia já respondeu ao dizer que a Rússia participa nesta ataque.
Corpo do artigo
Os separatistas da Abcásia iniciaram, este sábado, uma operação militar para tentar afastar as tropas georgianas no desfiladeiro de Kodori, uma zona de grande importância estratégicá.
«Bombardeamentos aéreos e de artilharia foram efectuados sobre unidades georgianas», indicou o ministro abcaz dos Negócios Estrangeiros, que indicou que os ataques deram-se nas partes superiores deste desfiladeiro.
As autoridades georgianas já confirmaram a existência de uma operação militar de «grande envergadura» nesta região, tendo Tbilisi acusado a Rússia de ter perpetrado uma ataque nesta região.
Em comunicado, o governo georgiano acusou as autoridades de Moscovo de terem atacado a população civil desta região, cortando o seu acesso «ao resto do país ao bombardear unicamente a estrada que liga Kodori ao resto da Geórgia».
Entretanto, o porta-voz do governo abcaz pró-georgiano, Raul Kuria, acrescentou que a zona de Kodori «deixou de estar sob controlo», uma vez que «aviões russos bombardeiam praticamente todas as aldeias da região».