Segundo esta comissão, as consequências deste acidente podiam ter sido minimizadas com uma resposta humana mais efetiva, mesmo tendo em conta a violência do tsunami de março de 2011.
Corpo do artigo
O acidente nuclear de Fukushima foi provocado por erro humano, indicou esta quinta-feira a comissão de inquérito nomeada pelo parlamento japonês.
De acordo com esta comissão, o acidente poderia ter evitado mesmo apesar da violência do tsunami de 11 de março de 2011 e as suas consequências podiam ter sido minimizadas com uma resposta humana mais efetiva.
Esta comissão indicou que o governo nipónico, as autoridades reguladoras e a Tepco, empresa elétrica que geria esta central, falharam no seu dever de proteger as pessoas e a sociedade.
Os resultados da investigação indicam que esta central nuclear estava numa situação vulnerável à data do acidente, sem que então houvesse garantias de que poderia resistir a sismo ou tsunamis.
O relatório desta comissão de inquérito critica ainda as convenções culturais e a relutância que houve em questionar a autoridade para que se pudesse reagir de outra forma.
O documento vai ainda mais longe ao dizer que mesmo tendo existido uma série de oportunidades para adotar medidas, as agências reguladoras e a Tepco adiaram decisões deliberadamente, não agiram ou tomaram decisões que eram convenientes para si próprios.