Gunther Oettinger fazia referência a conversações que continuam na quarta-feira e que têm como objetivo encontrar um preço para o gás comprado por Kiev e o pagamento da dívida a Moscovo relativa ao gás.
Corpo do artigo
O comissário europeu da Energia, Gunther Oettinger, acredita que haverá um acordo sobre o gás entre a União Europeia, a Rússia e a Ucrânia «nos próximos dias».
A poucas horas do início de uma negociação entre este comissário e os ministros russo e ucraniano da Energia, Oettinger garantiu que o acordo «não será esta noite».
As conversações que continuam na quarta-feira de manhã têm como objetivo encontrar um preço para o gás comprado por Kiev e o pagamento da dívida a Moscovo relativa ao gás.
Na noite de segunda para terça-feira, o ministro ucraniano da Energia disse que a ideia é chegar a «solução global que resolva as questões do preço da gás e do pagamento da dívida».
«Mas não podemos aceitar o mecanismo de cálculo proposto pela Gazprom», acrescentou Yuri Prodan, que lembrou que a Ucrânia pretende um «preço equilibrado e baseado no mercado».