Em Belgrado, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros reafirmou o apoio à entrada da Sérvia na União Europeia.
Corpo do artigo
«Acredito que para a Sérvia este é o momento. Para a Sérvia é o momento da Europa. A hora da Europa chegou. Não vai ser fácil, vai obrigar a escolhas muito claras, mas essas opções estão inteiramente nas vossas mãos» afirmou Paulo Portas durante o seminário de embaixadores da Sérvia, em Belgrado.
Perante uma plateia de especialistas, embaixadores e líderes políticos da Sérvia, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros desdramatizou a actual situação económica, sublinhando o facto de vários os países terem interesse em aderir ao projecto europeu, mesmo numa altura de crise do Euro.
«A Europa não é apenas dinheiro, é também segurança e garantia de paz. A Europa é democracia e sociedades abertas. A Europa é solidariedade e partilha de valores comuns. Mesmo em plena crise do Euro, há na Europa um paradoxo muito interessante».
«Muitos continuam a querer entrar e ninguém quer sair» disse o chefe da diplomacia portuguesa, que encorajou o processo de candidatura da Sérvia à União Europeia.
A entrada da Sérvia será tratada na próxima reunião do Conselho Europeu, durante o próximo mês de Março.