O procurador do Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia anunciou, esta quarta-feira, que há uma nova versão, revista e aumentada, da acusação contra Ratko Mladic.
Corpo do artigo
O Tribunal Penal Internacional (TPI) reafirmou as acusações contra Ratko Mladic, mas o procurador do TPI para a ex-Jugoslávia esclareceu que estas acusações foram revistas e aumentadas.
«Entregámos uma adenda ao processo contra Ratko Mladic. Fizemos isto para garantir que todos os crimes de que ele é acusado reflectem os mais recentes desenvolvimentos e esta adenda fornece mais informação sobre algumas das acusações», esclareceu Serge Brammertz.
O antigo general vai assim responder por dois crimes de genocídio em vez de um. O carniceiro dos Balcãs vai também ser acusado perseguições, extermínio, homicídios, deportação, actos desumanos, actos de violência, ataques ilegais e sequestro. Estas acusações compõem cinco crimes contra a humanidade e mais quatro crimes de guerra.
Em conferência de imprensa, o procurador para a ex-Jugoslávia garantiu justiça também para o arguido e pediu à comunidade internacional que continue a apoiar o trabalho do TPI para o processo ser bem sucedido.
«Não tenho dúvida de que Ratko Mladic vai ter um julgamento justo e que os direitos dele vão ser respeitados. Vamos aplicar as lições que temos aprendido ao longo dos anos para garantir que a acusação seja um sucesso», assegurou.
Ratko Mladic foi transferido para Haia terça-feira, após a detenção há menos de uma semana.
Para o procurador do Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, o processo só agora vai começar.
«Ouço muitas pessoas dizerem que este processo encerra um capitulo importante para a justiça internacional, mas este processo de apurar as responsabilidades de Mladic ainda agora começou e não podemos esquecer que ainda há vitimas de milhares de outros crimes cometidos durante a guerra que esperam por Justiça», afirmou.
A primeira audiência onde o antigo general se irá declarar culpado ou inocente está marcada para sexta-feira às 10:00 horas.