Um ativista dos Direitos Humanos, com contactos com este advogado, indicou que este está num local «cem por cento» seguro, mas não confirmou se está na embaixada dos EUA em Pequim.
Corpo do artigo
Um advogado cego critico da política do filho único na China, que estava sob prisão domiciliar há ano e meio, conseguiu fugir às autoridades, confirmou o próprio.
Numa mensagem divulgada através da Internet, Chen Guagcheng fez um apelo ao primeiro-ministro chinês para que a sua família seja poupada e que sejam revelados os nomes dos responsáveis que maltrataram a sua família.
Antes, um militante dos Direitos Humanos nos EUA tinha indicado que Chen fugiu da sua prisão domiciliar no domingo e que este tinha sido conduzido para um «lugar muito seguro, fora da sua província de Shandong», no leste da China.
Em declarações à AFP, Bob Fu, que tem contactos regulares com este advogado, explicou que Chen está num lugar «cem por cento», não tendo confirmado se está na embaixada dos EUA em Pequim, como indicam alguns rumores.
Conhecido como o «advogado dos pés descalços», este autodidata de 40 anos tinha sido libertado da prisão em setembro de 2010 depois de cumprir uma pena de quatro anos, contudo, pouco tempo depois foi impedido de sair de sua casa.