O monte Agung, em Jakarta, entrou em erupção, este domingo, deixando o aeroporto em alerta após as cinzas terem sido projetadas a mais de seis mil metros de altitude.
Corpo do artigo
O aeroporto internacional de Ngurah Rai, na Indonésia, está sob alerta após o monte Agung ter entrado em erupção, no domingo. As cinzas libertadas ultrapassaram os seis mil metros de altitude e dirigem-se para oeste, para a ilha de Java, conta a agência Jakarta Globe.
Localizado a sudoeste do vulcão ativo, o aeroporto foi posto em alerta máximo devido à possibilidade de as cinzas libertadas afetarem os motores dos aviões, no entanto, os responsáveis do aeroporto consideram que não existe razão para a paralisação dos voos.
O porta-voz do aeroporto, Arie Ahsanurrohim, disse, no domingo, que o local "continuará a funcionar normalmente". Ahsanurrohim assegurou também que as autoridades competentes, como a agência de controlo de tráfego aéreo nacional, AirNav, as companhias aéreas e as equipas de controlo no solo, estarão preparadas para agir, caso haja uma mudança no comportamento do vulcão.
De acordo com Ida Bagus Arimbawa, o responsável da agência de mitigação de desastres no distrito de Karangasem reporta que não há registos de mortos ou feridos, nem ordens para evacuar as aéreas circundantes ao vulcão.
O monte Agung tem registado uma série de erupções desde 2017. Nesse ano, milhares de pessoas tiveram que ser relocalizadas entre setembro e novembro e o aeroporto foi forçado a fechar, deixando inúmeros turistas presos no país.