Aeroportos, Jogos Olímpicos, telecomunicações e hospitais. "Apagão" global na Microsoft provoca caos em todo o mundo
As falhas nos serviços estarão relacionadas com a Microsoft, que adianta que está a "tomar medidas para mitigar o problema"
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Uma falha global na Microsoft está a afetar, esta sexta-feira, vários serviços em todo o mundo, entre os quais, bancos, supermercados, companhias aéreas, telecomunicações, canais de televisão e rádio.
Em Portugal, contactada pela TSF, a ANA, empresa que gere os aeroportos nacionais, dá conta de que, devido a estas falhas informáticas, há companhias aéreas que não estão a conseguir fazer o check-in de forma digital. A ANA admite que esta situação pode atrasar a partida de alguns voos. Vários aeroportos por todo o mundo estão a cancelar voos e, por isso, a ANA estima que nas próximas horas também pode haver cancelamentos nos aeroportos portugueses.
Em comunicado, a ANA adianta que "o sistema informático dos aeroportos portugueses não foi afetado diretamente". "Está a ser avaliado o impacto desta situação, sendo esperados constrangimentos na operação aeroportuária que afetam companhias aéreas e outros aeroportos. Solicita-se aos passageiros que se informem sobre o estado do seu voo antes de se dirigirem para o aeroporto", acrescenta a nota.
Segundo a SIC Notícias, as operadoras MEO, NOS e Vodafone também estão com falhas.
De acordo com o Downdetector, que monitoriza interrupções nas plataformas digitais, desde a noite passada que foram registados picos repentinos de incidentes em vários sites que incluem aplicações da Microsoft. Os problemas começaram a ser detetados nos Estados Unidos, onde todos os voos de várias companhias aéreas foram suspensos.
Devido aos problemas técnicos, o aeroporto de Berlim, na Alemanha, esteve fechado ao tráfego aéreo, mas as operações já foram parcialmente retomadas. "O check-in dos passageiros está a ser retomado. Mas podem registar-se tempos de espera mais longos devido a esta perturbação", revelou um porta-voz do aeroporto à agência de notícias France Press.
A rede ferroviária no Reino Unido também sofreu perturbações. O principal aeroporto de Amesterdão, nos Países Baixos, também foi atingido pela falha tecnológica. Já em Espanha, todos os 46 aeroportos foram afetados.
A companhia aérea United Airlines cancelou vários voos, com relatos de "caos" provocados pelas falhas técnicas. A Ryanair anunciou que está "a enfrentar perturbações na rede devido a uma interrupção global de informática de um terceiro". "Aconselhamos todos os passageiros a chegarem ao aeroporto pelo menos três horas antes da hora prevista de partida", acrescentou a companhia aérea irlandesa, nos seus canais oficiais. A Ryanair disse ainda que quem vai viajar esta sexta-feira e ainda não fez o check-in do voo, pode fazê-lo no aeroporto.
Já a Autoridade Britânica de Aviação Civil (CAA) avisou, nas redes sociais, que "uma falha nos sistemas informáticos pode levar a tempos de espera mais longos do que o normal nos aeroportos".
A Bolsa de Valores de Londres estava a funcionar normalmente, mas alguns dos seus serviços de informação estavam indisponíveis devido a problemas técnicos de terceiros. Os sistemas informáticos de postos médicos no Reino Unido também registaram problemas.
O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris informou que as suas operações informáticas também foram afetadas pela falha global. "Ativámos os planos de contingência para continuar as operações", afirmou a organização, sem adiantar mais detalhes.
Na Austrália, a falha nos serviços afetou o aeroporto de Sydney, a maior companhia de telecomunicações, várias cadeias de supermercados e a principal cadeia de televisão. A britânica Sky News não conseguiu emitir em direto durante algumas horas. Há ainda relatos de problemas na Índia e na Nova Zelândia.
Citada pela AFP, a agência de cibersegurança francesa adianta que, até ao momento, não há indicação de que tenha sido um ciberataque. Tudo terá tido origem numa falha com os serviços Cloud e 365 da Microsoft. A gigante informática faz saber que está a "tomar medidas para mitigar o problema". "Os nossos serviços estão em vias de ser recuperados à medida que tomamos medidas de mitigação", escreveu a empresa na rede social X (antigo Twitter).
Numa mensagem intitulada "Degradação de serviço", a Microsoft afirma que os utilizadores "podem não conseguir aceder a várias aplicações e serviços Microsoft 365".
A Microsoft acrescenta que está mobilizada e a tratar o assunto "com a mais alta prioridade e urgência, ao mesmo tempo que continua a abordar o impacto contínuo nas restantes aplicações do Microsoft 365 que se encontram num estado degradado".