Um helicóptero da NATO despenhou-se este domingo, por razões ainda não esclarecidas, no leste do Afeganistão, provocando a morte de dois militares estrangeiros, anunciou em comunicado a missão militar da Aliança Atlântica naquele país (ISAF).
Corpo do artigo
No comunicado, a ISAF não precisa o local da queda do aparelho nem a nacionalidade dos militares mortos, deixando aos países que integram a missão a possibilidade de o fazerem.
A ISAF também não esclareceu que tipo de helicóptero se despenhou nem o número de ocupantes que seguiam a bordo. Foi também omitida qualquer informação sobre a existência de feridos.
«Está em curso um inquérito para apurar as causas da queda, mas as primeiras informações não confirmam atividade inimiga na área», lê-se ainda no comunicado.
Zabihullah Mujahid, um porta-voz dos insurgentes talibã, que combatem o governo afegão e a NATO há cerca de 10 anos, disse à AFP que os talibã tinham abatido o helicóptero na província oriental de Khost, fronteiriça às zonas tribais paquistanesas.
Noutro incidente, um soldado da ISAF foi morto hoje de manhã num ataque de insurgentes no sul do Afeganistão.