Os Estados Unidos cumpriram, esta quinta-feira, o objetivo de reduzir o número de soldados norte-americanos para este ano no Afeganistão ao completarem a retirada de 10.000 efetivos, noticiou a agência EFE que cita fontes militares.
Corpo do artigo
Segundo o diário Army Times, que também refere fontes militares, depois do regresso destes soldados ficam no Afeganistão 91.000 efetivos norte-americanos.
Ao mesmo tempo, centenas de soldados de unidades retiradas do Iraque receberam instruções no sentido de se prepararem para possíveis missões no próximo ano no Afeganistão.
O anúncio de hoje surge depois de no domingo passado terem abandonado o Iraque os últimos soldados norte-americanos destacados naquele país árabe, com que os Estados Unidos põem um ponto final numa guerra iniciada em março de 2003.
Além dos 91.000 soldados norte-americanos, permanecem ainda no Afeganistão cerca de 30.000 militares de outros países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).
De acordo com os planos do presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, até ao próximo verão - quando começa a fase final das presidenciais norte-americanas - o contingente no Afeganistão estará reduzido a 68.000 efetivos.
[Texto escrito conforme o novo Acordo Ortográfico]