No Afeganistão um soldado americano foi detido, esta manhã, acusado de assassinar um número ainda não preciso de civis.
Corpo do artigo
O incidente aconteceu em Kandahar. No Afeganistão um soldado americano foi detido, esta manhã, acusado de assassinar um número ainda não preciso de civis.
O último balanço das autoridades locais aponta para a existência de 16 vítimas mortais e cinco feridos, entre os quais várias mulheres e crianças.
O soldado norte-americano deixou a base militar ainda de madrugada na província de Kandahar, no sul do Afeganistão. Depois terá entrado em três casas e disparado.
A missão da NATO no Afeganistão divulgou, esta manhã, um comunicado no qual lamenta profundamente o incidente, mas sem avançar o número de vítimas.
Não há qualquer informação sobre a identidade do soldado que terá tido um esgotamento nervoso e que depois de ter disparado contra os civis regressou à base e entregou-se às autoridades.
Entretanto, a BBC adianta que vários moradores foram até à base militar para protestar.
Estas mortes acontecem numa altura em que há um forte clima anti-Estados Unidos no Afeganistão, depois de terem sido queimados alguns exemplares do Corão numa base militar norte-americana.
A missão da NATO no Afeganistão já anunciou a abertura de uma investigação sobre as mortes deste domingo. Espera-se que os resultados do inquérito possam ser conhecidos ainda este domingo.