A consola tem jogos antigos, o café vem frio e não pode usar o forno para aquecer a pizza, entre outras. O Independent tem a alegada lista de queixas de Anders Breivik, norueguês que matou 85 pessoas.
Corpo do artigo
O Tribunal deu-lhe razão. O tratamento a que tem sido sujeito na prisão de Skien é "desumano ou degradante".
A decisão é polémica, tanto a nível nacional como internacional. Nas caixas de comentários de várias publicações de todo o mundo é fácil encontrar quem sublinhe que as condições em que Breivik é mantido prisioneiro são praticamente luxuosas quando comparadas com outros países.
O jornal Independent nota que o assassino de mais de 80 pessoas em 2001 tem acesso a coisas como:
1 Três celas - uma para dormir, outra para se exercitar e uma para estudar. Tem ainda acesso ao ginásio ao ar livre.
2 - pode cozinhar e levar as suas próprias roupas
3 - contactos regulares com a família, incluindo conversas telefonicas com uma amiga
4 - advogados, um padre, profissionais de saúde, ...
6 - jornais, televisão e uma consola de jogos
7 - jogar xadrez com voluntários. Um direito que não exerce
8 - computador (sem acesso à internet)
Em 2011, Anders Breivik, massacrou 77 jovens na ilha de Utøya e deixou uma bomba no centro de Oslo. Esse engenho explosivo matou outras oito pessoas. Está a cumprir 21 anos de prisão e o tribunal deu-lhe razão quanto ao "tratamento desumano". Breivik queixava-se de uso excessivo de algemas, estar em isolamento há cinco anos e de ser sujeito a demasiadas revistas ao acaso.
Mas ao tribunal Breivik, segundo o Independent terá apresentado outras queixas:
1. Os jogos da consola "são antigos e não são para adultos"
2. Não gosta de comer com talheres de plástico
3. O café é servido frio
A cela tem três quartos, mas Breivik só tem acesso a um de cada vez
Não pode enviar postais
só pode usar o temporizador da cozinha enquanto está a cozinhar
Não pode usar o forno para descongelar uma pizza
Não tem acesso à internet no seu computador