A tendência de redução da participação nas eleições espanholas está a verificar-se em todas as regiões espanholas, à excepção do País Basco.
Corpo do artigo
As eleições deste domingo em Espanha estão a ter uma participação mais baixa que em 2008, uma vez que votaram 37,87 por cento dos eleitores até às 14:00 locais contra 40,4 por cento há três anos.
Pilar Gallego, subsecretária espanhola do Interior, confirmou ainda que a variação entre a percentagem de votantes nestas eleições comparadas com as de 2008 era de 2,59 pontos.
Os dados iniciais da participação foram divulgados no centro de acompanhamento eleitoral, instalado no Palácio dos Congressos em Madrid, onde estão mais de 500 jornalistas.
Ao contrário do que está a acontecer em todas as regiões espanholas, o País Basco registou uma participação mais elevada que em 2008, o que estará ligado ao facto de este ser o primeiro acto eleitoral em Espanha sem a ameaça da ETA.
«É a primeira vez que realizamos umas eleições em absoluta liberdade, sem nenhum tipo de ameaça ou extorsão e devemos celebrar isso correspondendo com o voto», afirmou o chefe do governo basco.
Patxi Lopez mostrou-se convicto de que a «sociedade basca sabe a importância do que está em jogo,sabe a extraordinária importância das decisões que tem que adoptar o Governo que saia das urnas».