O porta-voz do Dalai Lama disse que a África do Sul voltou a recusar um visto para o líder espiritual dos tibetanos, que quer participar numa cimeira de Prémios Nobel em outubro na Cidade do Cabo. A diplomacia sul-africana nega a informação.
Corpo do artigo
O porta-voz do Dalai Lama disse que a África do Sul voltou a recusar um visto para o líder espiritual dos tibetanos, que quer participar numa cimeira de Prémios Nobel em outubro na Cidade do Cabo.
Em declarações à AFP, este porta-voz indicou que foi informado por telefone da recusa do governo de Pretória em conceder este visto por causa de receios de eventuais problemas ligados às relações com a China.
Em 2011, o líder espiritual dos tibetanos não pôde participar na festa dos 80 anos do arcebispo sul-africano Desmond Tutu, outro laureado com o Nobel da Paz, e não pediu autorização para estar presente no funeral de Nelson Mandela.
Entretanto, a porta-voz do Ministério sul-africano dos Negócios Estrangeiros negou que tenha sido tomada por agora alguma decisão neste sentido.
«A embaixada da Índia recebeu um pedido de visto do Dalai Lama. O pedido foi tratado segundo os procedimentos. Não há recusa», escreveu Clayson Monyela na rede social Twitter.