
Sonba Ganpat Bawne segura o cheque do Governo indiano
DR/NDTV
Um agricultor indiano, que afirma que a sua casa e as colheitas foram seriamente danificadas pelas graves inundações deste ano, recebeu uma compensação do governo de apenas 80 rupias (1 euro).
Corpo do artigo
Sonba Ganpat Bawne, da pobre região de Vidarbha, no Estado de Maharashtra (oeste), disse ter gastado 14.000 rupias (165 euros) para reparar a sua casa depois das cheias, segundo a cadeia televisiva NDTV.
[youtube:IbyuhxfnFeE]
O valor do cheque atribuído pelo governo local foi inferior ao que o agricultor, de 55 anos, afirmou ter gastado também nas bebidas para o funcionário que inspecionou a casa para avaliar a compensação, há um mês.
«Isto é uma cruel brincadeira para connosco. Se o Governo é tão duro com o dinheiro, nós devemos recolher fundos para os ajudar», disse o filho de Sonba Ganpat Bawne.
Ramesh Wandile, funcionário da receita do distrito, disse que a avaliação mostrou danos de apenas 1%, traduzidos na indemnização de 83 rupias.
Segundo noticiou o canal de televisão, citado pela agência noticiosa AFP, um pacote de ajuda no valor de 20 mil milhões de rupias (236 milhões de euros) foi reservado para os afetados pelas inundações de julho naquela zona, mas muitos agricultores queixam-se de terem recebido pouco ou nada do Estado.
Mais de 100 pessoas morreram nas inundações em Vidarbha, uma área conhecida pela elevada taxa de suicídio de agricultores.