
DR
Ahmed al Ahmed, de t-shirt branca, está debruçado sobre a parte de trás de um carro, mas ao ver um dos atiradores de costas, corre em direção ao atacante. Agarra-o pelo pescoço, consegue tirar-lhe a arma e apontá-la contra o homem, que cai
Ahmed al Ahmed está a ser considerado um herói que terá ajudado a salvar muitas vidas, no ataque terrorista na Austrália, depois de o homem de 43 anos ter conseguido desarmar um dos atiradores.
O vídeo de poucos minutos está a correr mundo e conhecem-se, agora, alguns detalhes sobre este homem, que teve uma ação, para muitos, digna de filme.
Ahmed al Ahmed, de t-shirt branca, está debruçado sobre a parte de trás de um carro, mas ao ver um dos atiradores de costas, corre em direção ao atacante. Agarra-o pelo pescoço, consegue tirar-lhe a arma e apontá-la contra o homem, que cai.
A man who disarmed a terrorist has been identified as a Muslim named Ahmed Al Ahmad during an attack on a Jewish event in Sydney.
- Globe Eye News (@GlobeEyeNews) December 14, 2025
He prevented further harm to Jews. pic.twitter.com/OvU0y0iQq4
Sabe-se agora que o herói chama-se Ahmed al Ahmed, tem 43 anos, e é dono de uma loja de fruta em Sutherland, em Sidney. Foi atingido com duas balas e, por isso, está no hospital. O primo Mustafa espera que Ahmed fique bem.
"Um herói" é como o jornal Sidney Morning Herald destaca o papel de Ahmed al Ahmed, que não tem qualquer experiência com armas.
O vendedor de fruta mereceu também o elogio do primeiro-ministro de Nova Gales do Sul. Chris Minn não tem dúvidas de que há muitas pessoas
que devem a vida à coragem de Ahmed al Ahmed.
A polícia australiana classificou, este domingo, o ataque na praia de Bondi, em Sydney, como um "ato terrorista" contra a comunidade judaica. Já o primeiro-ministro, Anthony Albanese, falou num "dia negro" e garantiu que "não há lugar para o ódio" no país.
As autoridades confirmaram que pelo menos 12 pessoas morreram, incluindo um dos dois atacantes, e quase três dezenas de feridos foram transportados para os hospitais da zona.
Segundo o governador do estado australiano de Nova Gales do Sul, Chris Minns, "este ataque visava a comunidade judaica de Sydney no primeiro dia do Hanukkah", festa judaica que estava a ser celebrada naquele momento pela multidão na praia.
O chefe da polícia estadual, Mal Lanyon, classificou o ataque como "ato terrorista", pelo tipo de ação dos dois suspeitos e uso de armas semiautomáticas.
A polícia disse que "vários itens suspeitos localizados nas proximidades" estavam a ser examinados por agentes especializados, incluindo um dispositivo explosivo improvisado encontrado num dos carros do suspeito.