Air Europa alvo de ciberataque. Companhia aérea pede aos clientes que cancelem cartões de crédito
A situação já estará controlada. Ainda assim, por precaução, a Air Europa enviou um e-mail aos vários clientes que poderão ter sido afetados, no qual recomenda que contactem o seu banco para cancelar os cartões de crédito que utilizaram para pagar as viagens na companhia aérea.
Corpo do artigo
A Air Europa foi alvo de um ataque informático, durante a madrugada desta terça-feira, e está a pedir aos clientes para cancelarem os cartões de crédito com utilizaram para pagar as viagens na companhia aérea.
De acordo com o jornal espanhol El Pais, a empresa confirmou que o ciberataque foi realizado através de uma falha de segurança nos sistemas da companhia aérea.
Vários clientes da Air Europa receberam um e-mail da empresa a alertar que a companhia aérea sofreu um ataque informático, o qual terá permitido aos atacantes ter acesso às informações bancárias de alguns utilizadores, como o número dos cartões, as datas de validade e o código de segurança CVV.
Han hackeado la base de datos de Air Europa, me toca cancelar la tarjeta. Aviso para todos los que hayáis viajado con ellos. pic.twitter.com/DZzLW4Xk0A
- Garrixo (@_garrixo_) October 10, 2023
A empresa adianta que a situação já está controlada e que nenhum dos clientes terá sido vítima de fraude. A companhia aérea garante ainda que os sistemas da Air Europa já foram protegidos.
"Os dados extraídos foram exclusivamente os que estavam associados aos próprios cartões e não aos clientes. Em nenhum caso os cibercriminosos acederam a outras bases de dados da Air Europa ou extraíram outro tipo de informação pessoal de clientes", assegura a companhia aérea ao El Pais.
Ainda assim, por precaução, a empresa decidiu enviar um e-mail aos vários clientes que poderão ter sido afetados, no qual recomenda que contactem o seu banco para cancelar o cartão de crédito que utilizaram para pagamentos à companhia aérea.