Equipas de resgate expandiram hoje as suas buscas no mar de Java para encontrar os corpos e destroços do voo 8501 da AirAsia, que acreditam ter-se afastado devido ao mau tempo que tem dificultado as operações.
Corpo do artigo
No nono dia dos trabalhos de resgate, as autoridades esperam que as condições atmosféricas permitam enviar mergulhadores para a zona onde grandes partes do Airbus A320-200 foram detetadas.
Até à data apenas 34 cadáveres foram recuperados.
O Airbus A320-200 da companhia de baixo custo malaia que descolou, a 28 de dezembro, da cidade indonésia de Surabaia, com destino a Singapura, onde deveria ter aterrado cerca de duas horas depois, despenhou-se no mar de Java, com 162 pessoas a bordo.
«Esperamos que o tempo esteja bom hoje e que os ROV [veículos subaquáticos operados à distância] e outros instrumentos possam ser utilizados e os nossos mergulhadores possam voltar a entrar chegar ao solo oceânico», disse à AFP o responsável pelas buscas S.B. Supriyadi, acrescentando que as autoridades esperam encontrar "todas as partes" do avião hoje.
«Ontem, quando os nossos mergulhadores desceram, a visibilidade era muito má», explicou.
Supriyadi indicou que as buscas, que decorrem com o apoio de vários países, vão hoje expandir-se para leste, por se suspeitar que as fortes correntes tenham levado partes do avião para essa zona.