Concluído o túnel de 60 metros para resgatar o menino que caiu ao poço. Mas ainda há trabalho pela frente

epaselect epa07298904 Rescue teams continue gaining ground to a hillside to reach the specific place where two-year-old boy Julen is trapped after falling into a 110 meter deep well on last 13 January, in Totalan, Malaga, southern Spain, 18 January 2019 (issued 19 January 2019). Six days after the accident, experts try to rescue the boy before next Monday, 21 January, despite veins of rocky material are present in the area. EPA/DANIEL PEREZ
EPA
A criança de dois anos caiu, há uma semana, num poço junto à necrópole da Tumba Del Moro, em Málaga. A operação de resgate tem sido dificultada pelas condições do terreno.
Corpo do artigo
O túnel vertical perfurado para tentar resgatar o menino de dois anos que caiu a um poço em Totalán, Málaga, Espanha, alcançou hoje o objetivo dos 60 metros de profundidade, foi hoje anunciado.
A mudança na tipologia no terreno permitiu um maior avanço na prospeção, explicou à agência noticiosa espanhola Efe o representante do Consórcio Provincial de Bombeiros local.
De seguida, vai ser preparado o invólucro do túnel e o seu envase, operações que, segundo os técnicos, podem variar entre sete e nove horas, trabalhos que serão realizados de acordo com os critérios estabelecidos pela brigada de resgate de mineração, deslocada das Astúrias.
Uma vez concluída toda esta tarefa, outros mineiros começarão a escavar de forma manual uma galeria horizontal de quatro metros para ligar ao poço onde está o menino Julen, tarefa que pode demorar 24 horas.
Entretanto, Rodrigo Reveco, o inventor da cápsula 'Fénix' que serviu para resgatar em 2010 os 33 mineiros que ficaram presos numa mina no Chile, enviou uma mensagem de ânimo e força à equipa que trabalha para libertar Julen.
Segundo fontes do município de Málaga, o inventor dirigiu a mensagem ao diretor técnico do Consórcio Provincial de Bombeiros, Julián Moreno, e classificou de "extraordinário" o trabalho dos resgatadores, precisando que a missão está a revelar-se com um melhor nível de execução do que a do resgate dos mineiros no Chile.
As zonas de rochas de extrema dureza que os técnicos estão a encontrar em Totalán atrasaram o plano traçado, no oitavo dia de trabalhos, já que inicialmente se esperava que fosse possível terminar a perfuração vertical na passada segunda-feira.
Agora, será preciso canalizar o túnel para o proteger de eventuais cedências de terreno. Esta proteção é necessária para que os mineiros da Brigada de Salvação, deslocada das Astúrias, possam descer numa espécie de gaiola para continuar a escavar à mão um túnel horizontal de acesso à área onde se acredita que pode estar a criança, desde o passado dia 13.
Os trabalhos para a criação de uma galeria horizontal iniciam-se esta terça-feira de manhã, às 12h00 locais (menos uma hora em Lisboa).
A velocidade a que avançará este trabalho vai depender da resistência que o terreno oferecer às equipas, mas devido à experiência em trabalhos semelhantes, os técnicos anunciaram que a tarefa pode estender-se por mais 24 horas.