Um homem que afirmou ser militante da al-Qaeda fez quatro reféns num banco em Toulouse, sudoeste de França, e exigiu negociar com a unidade de elite da polícia francesa, Raid, informaram fontes policiais.
Corpo do artigo
Segundo as fontes, citadas pela agência France Presse, o homem entrou na agência às 10:10 locais (09:10 em Lisboa), disparou um tiro e fez quatro reféns, entre os quais o gerente.
«Está a ser montado um dispositivo para iniciar o diálogo» com o homem, cuja identidade não foi divulgada, indicou à agência o procurador de Toulouse, Michel Valet.
Unidades de intervenção de Bordeaux (sudoeste) e de Marselha (sudeste) estão a caminho de Toulouse. Um perímetro de segurança foi estabelecido num raio de 200 metros em volta do banco, segundo jornalistas no local.
Segundo testemunhas, os pais dos alunos de uma escola vizinha da agência bancária foram contactados para ir buscar os filhos.
A cidade de Toulouse foi palco, em março, de três ataques contra militares e judeus cometidos por Mohamed Merah, um jovem que se disse apoiante da al-Qaeda e acabou por ser morto pelo Raid durante o cerco ao seu apartamento.
A agência bancária situa-se no mesmo bairro que o apartamento de Merah, a uma distância de cerca de 500 metros.