O ministro alemão dos Transportes defende a aplicação a nível europeu de um dispositivo que impede o motor de arrancar caso o condutor tenha excesso de álcool no sangue.
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O governo alemão está a estudar a hipótese de introduzir nos automóveis um imobilizador electrónico anti-álcool.
Antes de pôr o motor a trabalhar, o condutor terá de soprar num balão instalado no carro para medir o grau de alcoolemia e desactivar ou não o imobilizado electrónico anti-álcool.
Alguns construtores já oferecem esta inovadora tecnologia como componente opcional. Na Suécia, 25 por cento dos Volvos vêm equipados com o mobilizador anti-álcool.
O ministro alemão dos Transportes, Peter Ramsauer, propõe que o sistema seja introduzido na União Europeia, para já em regime facultativo, sobretudo para os condutores que já foram apanhados a conduzir alcoolizados.
O Automóvel Clube da Alemanha sugere que o imobilizador seja introduzido nos autocarros, camiões para transporte de produtos perigosos, caminhos-de-ferro e transportes marítimos e fluviais.
O sindicato da polícia propõe a introdução obrigatória do imobilizador, tanto mais que em 2009 foi apreendida a carta a 86789 condutores alemães apanhados a conduzir com excesso de álcool ou drogas no sangue.