A Alemanha e a França estão a preparar um novo pacto de estabilidade entre os países da União Europeia (UE) para o princípio de 2012, divulgou hoje o jornal alemão Bild.
Corpo do artigo
O diário germânico, citando fontes diplomáticas, explica que esta nova iniciativa do eixo França-Alemanha tem a vantagem de ser mais rápida na sua aprovação do que um acordo, que precisa da ratificação dos 27 Estados-membros para entrar em vigor, e exerce uma maior pressão sobre os países mais resistentes.
«Deixa menos capacidade de oposição aos Estados-membros cépticos», referem as fontes ao jornal, acrescentando que, no caso de emergência, essa modalidade de pacto poderia inclusive contornar uma eventual oposição com a Comissão Europeia (CE).
De acordo com o jornal, a chefe de governo alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, estão a manter negociações secretas e tem previsto apresentar ao resto dos membros da UE um novo pacto de estabilidade do euro na próxima cimeira dos líderes, prevista para 09 de Dezembro.
Os dois líderes insistirão que os países da UE e, especialmente os 17 que fazem parte da zona euro, a subscrever o pacto o quanto antes, com o objectivo de que seja efectivo no início do próximo ano, preferivelmente entre Janeiro e Fevereiro.
O pacto poderá provocar protestos entre os Estados-membros, sobretudo do Reino Unido, que não pertence a zona euro.