
Tobias Schwarz/AFP
O porta-voz de Friedrich Merz, Stefan Kornelius, sublinhou o cessar-fogo entre Israel e o Hamas, que entrou em vigor no mês passado, para argumentar que a situação "estabilizou nas últimas semanas"
A Alemanha vai levantar as restrições à exportação de equipamento militar para Israel, anunciou esta segunda-feira o Governo, na sequência do cessar-fogo entre Israel e o Hamas, que controla Gaza.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Friedrich Merz, declarou no início do mês de agosto que o Governo de Berlim não iria autorizar qualquer exportação de equipamento militar para Israel que pudesse ser utilizado na Faixa de Gaza "até novas ordens".
A medida foi a resposta à decisão do Governo israelita de assumir o controlo da cidade de Gaza, no norte do enclave costeiro palestiniano.
O porta-voz de Merz, Stefan Kornelius, disse esta segunda-feira à agência de notícias alemã DPA que as restrições vão ser levantadas a partir do próximo dia 24 de novembro.
Kornelius referiu-se ao cessar-fogo entre Israel e o Hamas, que entrou em vigor no mês passado, afirmando que a situação "estabilizou nas últimas semanas", além dos esforços para aumentar a ajuda humanitária em Gaza e garantir uma paz duradoura.
A Alemanha, segundo o porta-voz, vai voltar a analisar as exportações militares "caso a caso" e agir em função de novos desenvolvimentos.
