Mais um vídeo que está a chocar. Foi filmado às escondidas no campo de Roszke. A polícia húngara atira sacos com sandes para cerca de 150 pessoas fechadas num átrio. Um ambiente caótico.
Corpo do artigo
O pão "voa". Os refugiados lutam por apanhá-lo. A polícia usa máscaras e não pára de atirar o alimento. Tudo se passa num recinto cercado dentro de um grande átrio.
[youtube:zxLnlpFATnE]
Mulheres e crianças são apanhadas na luta caótica por comida. Pedaço que cai é pedaço apanhado. Os que estão longe, no fim da multidão, saltam por cima da cerca, acenam e gritam para chamar a atenção dos polícias para que lhes atirem o alimento. O vídeo foi filmado em Roszke, o principal campo de refugiados da Hungria, e colocado, ontem á noite, no YouTube. As imagens estão já a ser difundidas por várias cadeias de televisão internacionais como a ABC News.
À agência France Press, Alexander Spritzendorfer explica que as imagens foram captadas por Michaela, a sua mulher. O casal austríaco deslocou-se até Roszke, na fronteira com a Sérvia, para levar comida, roupa e medicamentos para ajudar os milhares de refugiados que têm atravessado a fronteira. Nestas declarações à France Press, Alexandre Spritzendorfer descreve o que viu. "Pareciam animais a serem alimentados num curral, como Guantanamo na Europa".