O pedregulho de grandes dimensões deslizou pela montanha e foi embater num comboio que fazia o percurso entre Nice e Digne-lesBain.
Corpo do artigo
Duas pessoas morreram e nove ficaram feridas com gravidade num acidente que envolveu um comboio turístico nos Alpes Frances. O comboio, que fazia o percurso entre Nice e Digne-lesBain, foi atingido por um pedregulho de grandes dimensões que deslizou pela encosta e foi embater numa das carruagens empurrando-a para fora dos carris.
Fontes oficiais, citadas pela agência Reuters, indicam que rocha soltou-se do topo da montanha e foi embater no comboio «com bastante força». As autoridades estimam que a pedra pese cerca de 20 toneladas. Na altura do impacto, o comboio circulava a cerca de 30 Km/h, a velocidade limite para aquela zona do percurso, adianta a France Presse.
[youtube:9mVCeKrm9Xg]
As duas vítimas mortais são duas mulheres, uma de nacionalidade francesa e da região, a outra de nacionalidad russa e que viajava acompanhada pelo marido, adiantaram as autoridades.
As mesmas fontes indicam que esta é a primeira vez que um acidente deste tipo acontece na região e, até ao momento, desconhecem as razões que levaram à queda da pedra. O ministro francês dos Transportes, Frederic Cuvillier, adianta no entanto, que o mau tempo que se tem sentido na região pode ter contribuido para o deslizamento da pedra encosta abaixo.
As autoridades lembram que a zona que acompanha a linha férrea está protegida com redes para prevenir deslizamento de rochas.