A operação da autarquia da capital holandesa resulta, na prática, no perdão de pelo menos parte da dívida dos cidadãos abrangidos.
Corpo do artigo
A cidade de Amesterdão vai comprar a dívida de jovens para que possam começar do zero. A operação da autarquia da capital holandesa resulta, na prática, no perdão de pelo menos parte da dívida dos cidadãos abrangidos.
Cada jovem vai poder ter acesso a uma equipa que vai fazer um plano à sua medida, quer o seu objetivo seja procurar emprego ou começar o seu percurso no ensino superior. Numa fase posterior, a instituição financeira municipal Kredietbank Amsterdam vai negociar a compra da dívida com os credores.
Depois, o devedor poderá pagar a dívida de acordo com a sua capacidade financeira e esta pode ir sendo perdoada à medida que o jovem se esforça para encontrar emprego ou investe na sua formação. Os credores recebem 750 euros do próprio município, por cada etapa, como incentivo.
TSF\audio\2020\01\noticias\18\dora_pires_formacao_banco_municipal_amsterdao
"As dívidas causam muito stress. E, no caso dos jovens, muitas vezes determinam o seu futuro. A maioria desses jovens, devido à má sorte ou ignorância, estão numa situação de que não podem sair sem ajuda. É por isso que agora vamos ajudá-los, para que eles possam ter um novo começo", explicou Marjolein Moorman, autarca de Amesterdão, ao The Guardian.
O programa começa já em fevereiro.