A cumplicidade entre Angela Merkel e Barack Obama não é de hoje. Apesar de o ex-Presidente norte-americano já não estar na Casa Branca, os políticos continuam a encontrar-se.
Corpo do artigo
Barack Obama e Angela Merkel encontraram-se, em Berlim, na passada quinta-feira, numa reunião privada. À entrada, o cumprimento entre a chanceler alemã e o ex-Presidente norte-americano levou a recordar a boa relação existente entre ambos.
Antes do encontro, num evento em Colónia, Obama elogiou Merkel e referiu-se à líder alemã como "a minha amiga Angela Merkel". O ex-chefe de Estado dos EUA reforçou a ideia, dizendo ainda que a chanceler alemã é "digna de aplausos".
O cumprimento à entrada da sede do Governo alemão revelou a cumplicidade existente entre Obama e Merkel, tal como aconteceu em diversos momentos enquanto lideravam os respetivos países.
A reunião surge num momento em que as relações entre a Alemanha e os EUA não são as melhores, mais especificamente entre Merkel e Trump. Porém, o porta-voz da chanceler, Steffen Seibert, rejeitou que o encontro tenha sido um sinal direto para o Presidente norte-americano.