A deficiência não é o fim da autonomia. Nem todos precisam, ou querem, ajuda e a chave está na comunicação. Há um movimento nas redes sociais para o recordar.
Corpo do artigo
Imagine que alguém surge nas suas costas sem aviso, pega em si e o leva pela rua abaixo. Sentir-se-ia raptado? É o que pode acontecer a uma pessoa com deficiência motora quando alguém tenta ajudar sem ser solicitado.
Bronwyn Berg ficou tão cansada que desconhecidos na rua lhe empurrassem a cadeira de rodas sem pedir autorização que pôs uma faixa com picos de metal nas pegas.
Apesar de reconhecer que a estão apenas a tentar ajudar, esta mulher natural do Canadá conta à BBC que perder, ainda que por momentos, o controlo de para onde vai, sem que nada possa fazer para o impedir, pode ser assustador.
O ideal é oferecer ajuda em vez de assumir que uma pessoa com deficiência vai precisar. Para passar esta mensagem a ativista Amy Kavanaghum, invisual, criou em 2018 um novo movimento nas redes sociais: "#JustAskDontGrab" (apenas não agarre).
A hashtag é desde aí usada para partilhar histórias de quem se sentiu desconfortável ou inseguro perante o contacto não-solicitado de estranhos.
Foi o que aconteceu a Stephen Anderson em Portugal em agosto deste ano, quando um homem tentou ajudá-lo a sair do metro antes de o seu cão-guia ter avançado, demonstrando que era seguro. O britânico, invisual, conta que disse ao homem para parar e tentou afastá-lo, sem sucesso.
https://www.facebook.com/stephen.anderson.3781/posts/10156678428801886
"O condutor de um autocarro empurrou a minha cadeira de lado para me centrar e tocou na almoçada ao pé das minhas pernas sem perguntar. Não foi malicioso ou esquisito, apenas desumanizante, como se eu fosse bagagem", explica Kati no Twitter.
1170056094628155392
Para quem tem uma cadeira de rodas motorizada há outra preocupação: tentar empurrá-la pode provocar danos dispendiosos, lembra outra utilizadora do Twitter, Kirsty FarnfieldAlém disso, devido a uma doença crónica o mais pequeno toque pode provocar-lhe "dores excruciantes".
1024599716867264514