A coreografia da reunião dará tempo para uma fotografia dos três escolhidos pelos líderes europeus
Corpo do artigo
O presidente eleito do Conselho Europeu viaja, esta sexta-feira, para Bruxelas, onde tem agendado um encontro com a actual presidente da Comissão Europeia, agora reconduzida no cargo, Ursula von der Leyen, e a primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, nomeada para o cargo de Alta Representante para a Política Externa.
A breve reunião será o primeiro momento de contacto presencial entre as três personalidades já confirmadas pelos líderes europeus para os cargos institucionais na União Europeia. Espera-se um encontro breve.
António Costa tinha chegada a Bruxelas prevista para a manhã desta sexta-feira, mas tendo em conta o cancelamento de última hora do primeiro voo do dia, na ligação entre Lisboa-Bruxelas, o presidente eleito do Conselho Europeu chegará à capital belga às 15h10.
A reunião de António Costa com Von der Leyen e Kaja Kallas acontecerá no aeroporto, numa sala VIP, escolhida para este encontro, porque, ao que a TSF apurou, Ursula von der Leyen tem voo marcado sensivelmente à hora da chegada de António Costa.
A coreografia da reunião, além de felicitações entre os três, dará tempo para uma breve troca de palavras. Será depois tirada uma fotografia dos três escolhidos pelos líderes europeus.
A decisão sobre o conjunto dos cargos institucionais foi alcançada na noite de quinta-feira, durante o jantar dos 27. O acordo foi fechado com pouco mais de meia hora de debate.
Uma parte do acordo tem ainda de ser votada pelos eurodeputados, o que deverá acontecer já na próxima sessão plenária de Estrasburgo, que decorre de 15 a 18 de julho. É nessa altura que será eleita a presidente da Comissão Europeia, por voto secreto dos eurodeputados. É também nessa sessão plenária que será eleita a presidente do Parlamento Europeu, dando a confirmação que falta aos nomes de Ursula von der Leyen, no caso da Comissão, e de Roberta Metsola, no caso do Parlamento Europeu.
Notícia atualizada às 11h34