O site da Agência de Segurança Nacional esteve sem funcionar, na sexta-feira, num "apagão" que a agência norte-americana atribuiu a um erro técnico, afastando rumores de um eventual ataque informático.
Corpo do artigo
O portal ficou fora de serviço na tarde de sexta-feira, desencadeando uma onda de especulação na rede social Twitter sobre a possibilidade de ter sido alvo de um ataque informático.
Contudo, um porta-voz da NSA veio negar os rumores, afirmando que a página eletrónica da agência norte-americana, que tem estado no centro das atenções mundial devido à espionagem, «esteve inacessível durante várias horas devido a um erro interno que ocorreu durante um "update" [atualização] programado».
«As alegações de que o "apagão" foi causado por um ataque de negação de serviço não são verdadeiras», frisou o responsável, citado pela agência noticiosa AFP, prometendo que o problema será resolvido em breve.
O grupo de piratas informáticos "Anonymous" brincou com o incidente num "tweet", mas sem indicar se teve algum tipo de envolvimento no "apagão": «Não entrem em pânico por o 'nsa.gov' estar em baixo. Eles têm uma cópia de segurança da Internet».
A NSA figura no centro do escândalo das escutas, exposto pelo seu antigo consultor Edward Snowden, cujos documentos que divulgou tornaram público um massivo programa de vigilância dos Estados Unidos, ao abrigo do qual terão sido "espiados", entre outros, os telefonemas de 35 líderes mundiais.