Apreensivos com o pós-Brexit, britânicos no Algarve confiam na "amabilidade" do governo português
A comunidade britânica residente no Algarve reuniu-se com o embaixador para tirar dúvidas sobre a saída do reino Unido da União Europeia.
Corpo do artigo
No final da reunião com o embaixador alguns britânicos mostraram apreensão face à saída do Reino Unido da União Europeia. A começar por aqueles que não têm visto de residência.
Não é o caso de Rory Stuart. Está em Portugal há já alguns anos. Mas, mesmo acreditando na "amabilidade" do governo português, mostra-se apreensivo com o futuro." Não sabemos quais são os nossos direitos. Em princípio Portugal é amável com os emigrantes, muito mais do que Inglaterra", diz este inglês. Mesmo assim não sabe como serão os próximos tempos.
TSF\audio\2018\12\noticias\19\maria_augusta_casaca_britanicos_e_o_embaixador
"Já perdi muito dinheiro", lamenta, adiantando que com a desvalorização da libra a sua pensão baixou.
Paula, outra inglesa presente no encontro, gostava de ficar em Portugal para sempre mas também está preocupada. "Adoro viver aqui, espero que o nosso futuro aqui seja seguro porque temos este acordo bilateral com Portugal."
"Vocês não querem que nós saiamos [da União Europeia] e certamente nós não queremos ir. Infelizmente, e tenho vergonha de o dizer, o governo britânico está num péssimo estado e ninguém sabe o que vai ser o futuro", lamenta Beverly, uma inglesa que vive em Portugal há 46 anos esclarece que a maior preocupação vem da parte dos que não têm visto de residência. "E há muitos que aqui estão que não têm residência legalizada", esclarece.
O embaixador Chris Sainty considera naturais todas estas apreensões e deixou um conselho aos cerca de 80 britânicos que se deslocaram até ao Cineteatro em Loulé. "É muito importante que todos os britânicos se registem como residentes de forma legal e formal antes da data da nossa saída da União Europeia", esclareceu.
Estes e outros conselhos terão sido deixados lá dentro, na reunião junto dos britânicos residentes no Algarve. A embaixada britânica proibiu a entrada a jornalistas neste encontro.