Artistas portugueses expõem pela 1.ª vez na maior feira de arte informal do mundo
A Outsider Art Fair decorre em Nova Iorque e abre portas ao público esta sexta-feira.
Corpo do artigo
Seis artistas plásticos do projeto português Manicómio vão expor pela primeira vez na Outsider Art Fair em Nova Iorque, uma feira de arte informal dedicada à inclusão de artistas sem formação artística profissional.
O diretor artístico do Manicómio, um espaço de criação de arte em Portugal dedicado a artistas que vivem com doença mental, explica que a ida a Nova Iorque legitima o trabalho realizado pelos artistas do projeto.
"Ter uma doença mental não significa que não há valor. E nós vamos apostar todo o valor que estas pessoas têm e que nunca tiveram oportunidade de mostrar antes porque não havia oportunidade em Portugal", explica Sandro Resende.
TSF\audio\2020\01\noticias\17\sandro_resende_1_saude_mental_07h
Na feira vão estar expostas obras dos artistas Cláudia R. Sampaio, Joana Ramalho, Bráulio, Filipe Cerqueira, Freitas e Anabela Soares.
TSF\audio\2020\01\noticias\17\sandro_resende_3_artistas
Sandro Resende considera que é um privilégio poder expor em Nova Iorque e estar junto das melhorias galerias de arte internacionais.
TSF\audio\2020\01\noticias\17\sandro_resende_2_importante
"Começa a haver já colecionadores de arte contemporânea que começam a comprar este tipo de arte que nós fazemos. E lá vão estar representadas as maiores galerias do mundo que trabalham esta arte. E para nós é muito importante estar no meio deles", afirma.
A Outsider Art Fair decorre de 17 a 19 de janeiro de 2020 no Metropolitan Pavilion em Nova Iorque.