Artur Mas sublinha apoio de 95% das províncias catalãs ao referendo pela independência
O presidente catalão, Artur Mas, enalteceu hoje o apoio de mais de 95% das províncias da Catalunha ao referendo de 09 de novembro e ameaça Madrid dizendo que «embora tentem calar a voz do povo da Catalunha, não vão consegui-lo».
Corpo do artigo
Foi perante mais de 800 presidentes dos municípios que aprovaram a moção em defesa do direito a decidir, que Artur Mas garantiu que não vão «calar a voz do povo da Catalunha».
Segundo a agência Efe, de um total de 947 municípios, 920 aprovaram a moção em defesa do direito a decidir [sobre a independência da região], num encontro promovido pela Associação de Municípios para a Independência (AMI) e a Associação Catalã de Municípios (ACM).
Esta manhã, Mariano Rajoy, presidente do executivo espanhol, tinha afirmado que a solução para a Catalunha está no diálogo. Ora, respondendo ao Governo espanhol, o presidente do Governo da Catalunha (Generalitat) destacou «os pontos fortes» do processo de soberania para encontrar a «solução» e «vencer dificuldades, obstáculos, paredes e pedras» que, na opinião de Mas, são colocados pelo Estado espanhol.
O Tribunal Constitucional espanhol admitiu a 29 de setembro a entrada dos recursos contra a consulta independentista catalã, apresentados pelo Governo espanhol, uma decisão que suspende a iniciativa do governo da Catalunha, de convocar o referendo para 09 de novembro.
Apesar da decisão do tribunal, o presidente da Catalunha, Artur Mas, decidiu manter a data da consulta.