O presidente sírio, Bashar al-Assad, deslocou tropas dos Montes Golã (junto a Israel) para Damasco e outras zonas de conflito internas, disse hoje o chefe dos serviços de informações do exército israelita.
Corpo do artigo
Numa altura em que se intensificam os combates entre as forças do regime e a oposição armada, Assad deslocou tropas estacionadas do lado sírio da linha que divide os Montes Golã entre a Síria e Israel, declarou o general Aviv Kochavi.
«Assad retirou muitas das forças que estavam nos Montes Golã para zonas (internas) de conflito», disse o general a deputados israelitas.
«Ele neste momento não tem medo de Israel, quer sobretudo aumentar as suas forças em volta de Damasco», acrescentou Kochavi, cujas declarações foram reproduzidas aos jornalistas por um porta-voz do Knesset.
O conflito entre as forças do regime e a oposição armada estendeu-se a Damasco, no domingo à noite, com o lançamento pelo Exército Sírio Livre de uma «ofensiva em grande escala» que pretende ser um ponto de viragem na revolta iniciada há 16 meses.
Formalmente, a Síria continua em guerra com Israel, que em 1967 ocupou parte dos Montes Golã.