Combatentes jihadistas lançaram hoje um assalto contra a principal refinaria de petróleo do Iraque, situada a Norte de Bagdad, indicaram um responsável e um empregado daquele complexo industrial.
Corpo do artigo
Os combates iniciaram-se cerca das 04:00 locais (02:00 em Lisboa) na refinaria de Baiji, na província de Salaheddine, onde os jihadistas tomaram o controlo de variados sectores desde há uma semana.
Os insurgentes destruíram reservas petrolíferas antes de entrar no complexo, de acordo com as mesmas fontes.
Os extremistas lançaram morteiros e dispararam sem parar contra as instalações obrigando ao recuo das forças de segurança e já controlam 75% da refinaria de Baiji, incluindo as unidades de produção, os edificios administrativos e quatro torres de vigilância.
Este ataque já era esperado. Terça.feira a refinaria fechou as portas e grande parte dos funcionários foram retirados do local.
A ofensiva do Estado Islâmico do Iraque e do Levante começou no dia 9 e em menos de 10 dias os extremistas controlam já diversas cidades e uma parte significativa do território no norte do Iraque.
O governo tenta a todo custo impedir a queda de Bagdad e conta com o apoio das milicias xiitas de Moktad Al Sadr e de forças curdas. Baquba é a cidade a defender já que fica a apenas 60 quilómetros da capital.