O acordo para instalação em solo polaco de uma dezena de rampas de mísseis de intercepção norte-americanos é assinado, esta quinta-feira, em Varsóvia, anunciou na televisão o primeiro-ministro Donald Tusk.
Corpo do artigo
«Chegámos - finalmente - a acordo com Washington sobre o sistema anti-míssil», declarou o chefe do governo que, anteriormente, anunciara a aceleração das negociações em curso tendo em conta a ofensiva da Rússia na vizinha Geórgia.
O calendário para a plena activação da dezena de rampas do sistema anti-míssil na Polónia é 2012.
Funcionará em articulação com uma sofisticada estação de radar na República Checa, cujo acordo foi selado com Washington a 08 de Julho.
Moscovo já ameaçou Varsóvia porque, tendo o sistema operacional, qualquer míssil russo disparado contra solo polaco será atingido em plena trajectória e jamais alcançará o objectivo.
O presidente russo, Dmitri Medvedev, foi claro quanto à instalação do sistema anti-míssil norte-amerciano na Europa de Leste: «Responderemos à altura, Washington e a União Europeia estão avisados.»
As negociações entre Varsóvia e Washington neste delicado dossier duraram 15 meses.
Adicionalmente, a Polónia pediu agora aos Estados Unidos baterias anti-aéreas Patriot de última geração e Washington aceitou, para serem operados numa primeira fase por especialistas norte-americanos e, só depois, por locais.