O Conselho Nacional Sírio confirmou a morte de pelo menos 260 pessoas e centenas de feridos num ataque que está a decorrer desde sexta-feira à tarde num bairro de Homs.
Corpo do artigo
Pelo menos 260 pessoas morreram num ataque feito a um dos bairros da cidade síria de Homs, uma das que mais se tem destacado na oposição ao regime de Bashar al-Assad.
O Conselho Nacional Sírio, que reúne a maior dos grupos de oposição ao regime de al-Assad, garante ainda que este ataque que começou na tarde de sexta-feira, resultou em centenas de feridos.
Os activistas explicaram que este ataque, classificado como «aterrador», foi motivado pelo elevado nível de deserções no exército em Homs.
«Na primeira meia hora, morreram 40 pessoas. Neste momento, são cerca de 200, mas há pessoas debaixo dos escombros e não conseguimos lá chegar», adiantou um habitante de Homs, entrevistado pela CNN.
Este habitante confirmou que «há crianças, mulheres e homens mortos e não conseguimos fazer lá chegar medicamentos, porque estão a disparar contra os carros civis que tentam entrar no bairro».
«Ninguém está a fazer nada. A ONU, a Liga Árabe estão a discutir a questão enquanto nós estamos aqui a ser mortos», concluiu este habitante.
Estes ataques acontecem no dia em que está marcado uma nova votação no Conselho de Segurança sobre a questão, mas o ministro russo dos Negócios Estrangeiros já disse que se opõe ao texto de resolução que vai ser votado.