Pelo menos 30 pessoas morreram na terça-feira quando um avião não identificado bombardeou Abadam, uma localidade no Níger perto da fronteira com a Nigéria, informaram hoje responsáveis locais.
Corpo do artigo
Dois eleitos locais contactados pela agência France Presse deram conta de «31 ou 32 mortos e 20 feridos» devido ao lançamento de uma bomba por «um avião não identificado».
«As vítimas eram residentes que participavam no funeral de uma funcionária da câmara», disse uma fonte de uma organização humanitária, adiantando que 20 a 30 pessoas morreram no ataque perto da mesquita.
Aquela fronteira é uma zona de tensão devido a ataques do grupo radical islâmico nigeriano Boko Haram contra posições dos exércitos do Níger e do Chade.
Desconhece-se a autoria do ataque aéreo.
«Inicialmente pensámos que era um erro do exército do Chade ou do Níger, mas agora suspeitamos que o exército da Nigéria foi o responsável», disse um eleito de Bosso (Níger), a cerca de 10 quilómetros de Abadam.
A Nigéria negou a responsabilidade.
«Desconheço e não houve qualquer relatório (...) sobre um tal incidente», disse Dele Alonge, porta-voz da força aérea da Nigéria.