Ataque ao Capitólio. Trump diz que conclusões da comissão de investigação não passam de "troça"
O ex-presidente dos EUA afirma que o grupo que investiga a responsabilidade de Trump no ataque ao Capitólio é um "tribunal ilegal".
Corpo do artigo
Donald Trump diz que a conclusão da comissão que investiga o ataque ao Capitólio não passa de troça. A comissão encontrou provas suficientes para que Trump seja acusado de tentativa de anular os resultados das eleições que deram a vitória a Joe Biden. Na resposta, Trump diz que a justiça está a "troçar" dos americanos.
Numa carta com 12 páginas, Donald Trump considerou como "tribunal ilegal" o grupo composto por sete democratas e dois republicanos, que, há um ano, investiga a responsabilidade do antigo presidente no ataque ao Capitólio, a 6 de janeiro de 2021.
No documento, Trump volta sublinhar que houve fraude nas eleições de 2020, que elegeram Joe Biden como líder dos norte-americanos, e escreve que a comissão procura distrair o povo americano, em vez de se concentrar nos verdadeiros problemas dos Estados Unidos.
TSF\audio\2022\06\noticias\14\david_alvito_donald_trump
Donald Trump acrescentou também que o ataque ao Capitólio foi a resposta dos norte-americanos ao que considera uma responsabilização pelos sinais claros de atividades criminosas durante as eleições, por parte dos funcionários eleitos.
A resposta de Donald Trump surge depois da comissão que investiga o ataque ter revelado que foram descobertas provas suficientes para que o antigo presidente seja investigado pelo departamento de Justiça por tentar anular os resultados das eleições de 2020. A comissão parlamentar recolheu informações de personalidades próximas de Donald Trump, que tentaram demovê-lo das alegações de fraude eleitoral, sublinhando que o antigo presidente mais parecia estar "desligado da realidade".
Nas duas audiências públicas, a comissão tentou mostrar que, através do incentivo à invasão à sede do congresso, Donald Trump tinha em mente uma tentativa de golpe de Estado. Até ao dia 23 de junho, devem acontecer mais quatro audiências.