O estado de Guanajuato, onde aconteceu o ataque, é um dos mais violentos do país.
Corpo do artigo
Doze pessoas morreram este domingo de madrugada num ataque armado durante uma festa em Savatierra, estado de Guanajuato, no México, anunciaram as autoridades locais.
"Até ao momento foram reportadas 12 pessoas sem vida", publicou na rede social X (ex-Twitter) o Ministério Público de Guanajuato, um dos estados mais violentos do México devido à atuação de grupos criminosos.
1736429882312180138
Segundo as autoridades, dezenas de feridos foram transferidos para hospitais. De acordo com a imprensa local, o tiroteio ocorreu na fazenda San José del Carmen, habitualmente alugada para festas.
As vítimas eram jovens que participavam em celebrações pré-natalícias, segundo a fundação Tierra Negra, que promove projetos sociais na localidade.
Ataques semelhantes ocorreram nos últimos anos em Guanajuto, que lidera a lista dos estados mexicanos com o maior número de homicídios até agora este ano, com 3.029 mortes, de acordo com dados oficiais.
O distrito, que abriga um próspero centro industrial, tornou-se palco de conflitos entre o grupo Santa Rosa de Lima e o Cartel de Jalisco - Nova Geração, que está envolvido no tráfico de drogas e roubo de combustível, entre outros crimes.
De acordo com os números oficiais, desde dezembro de 2006, quando o governo federal lançou uma controversa ofensiva militar contra o tráfico de droga, mais de 420.000 pessoas foram mortas ou feridas, na sua maioria vítimas de atos criminosos.