Ataque de larga escala: Rússia lança 151 mísseis e drones contra cidades ucranianas
Há pelo menos dois mortos confirmados e 14 feridos. Zelensky pede mais armamento aos aliados ocidentais.
Corpo do artigo
A Rússia lançou esta sexta-feira um ataque de larga escala contra várias cidades na Ucrânia, confirmam as autoridades locais. De acordo com o ministério ucraniano dos Assuntos Internos foram abatidos 93 de 151 mísseis e drones lançados por Moscovo durante a madrugada.
O primeiro balanço aponta para pelo menos dois mortos e 14 feridos, mas o número pode aumentar nas próximas horas.
"O mundo vê os alvos dos terroristas russos da forma mais clara possível: centrais elétricas e linhas de fornecimento de energia, uma barragem hidroelétrica, edifícios residenciais e até mesmo um autocarro", afirmou Volodymyr Zelensky, pedindo aos aliados ocidentais mais armamento para capacitar a defesa aérea.
"É importante compreender o custo dos atrasos e das decisões adiadas", acrescentou Zelensky, que na quarta-feira tinha pedido ao Conselho Europeu mais sistemas de defesa aérea.
"Os aliados sabem exatamente o que é necessário. E eles podem dar-nos. Estas soluções são necessárias. A vida deve ser protegida", defendeu Zelensky.
O ataque desta madrugada ocorre um dia depois de a Rússia ter lançado mais de 30 mísseis contra a capital ucraniana, Kiev, todos abatidos pelas defesas aéreas.
A maior parte da Ucrânia está menos protegida do que a capital e, como tal, mais vulnerável ao arsenal de mísseis russos.