Ataque Paris: Manifestantes exigem que os políticos demonstrem que estão à altura da mensagem
No rescaldo da grande marcha de Paris pela tolerância e contra o terrorismo, os franceses exigem agora respostas políticas. Na capital francesa, a TSF ouviu muitos manifestantes, que esperam que a mensagem de liberdade e tolerância se traduza em algo mais.
Corpo do artigo
«Os políticos não podem adormecer sobre esta manifestação», afirma Cristiane Fiolle, uma professora aposentada. A frase desta manifestante resume o sentimento de muitos dos que ontem desfilaram em Paris.
Durante o desfile que ontem percorreu o "coração" da capital francesa, a TSF escutou várias opiniões. Todos exigem mudanças e entendem que os políticos estão, mais do que nunca, a ser postos à prova.
Cristine diz que depois desta manifestação, «os políticos não podem adormecer. Têm de se levantar das cadeiras. E creio que estaremos atentos para lhes exigir que cumpram o seu dever».
Esta francesa é, ainda, da opinião de que «esta classe de políticos é uma classe de privilegiados, que não tem qualquer noção do mundo que vivemos», por isso desconfia do sistema vigente.
Josefine Briguet, directora de uma escola num bairro multicultural de Paris entende que uma das causas do terrorismo é a falta de proteção do Estado para com as segundas gerações de imigrantes. Exige, por isso, respostas oficiais ao dizer que «eles têm simplesmente que fazer aplicar a lei, que não tem sido aplicada de maneira nenhuma».
Maria Bonimond também professora deseja que a mensagem da manifestação perdure. Com esperança afirma esperar «que tudo possa melhorar. Que não seja apenas um dia, mas que perdure».
Depois da marcha contra o terrorismo, os franceses exigem agora respostas políticas.