O centro da capital do Afeganistão estava em plena hora de ponta. Há uma semana os talibãs tinham anunciado o início da sua "ofensiva de primavera".
Corpo do artigo
Pelo menos 28 pessoas foram mortas e mais de 300 ficaram feridas esta terça-feira, de manhã, num atentado suicida perpetrado por talibãs em plena hora de ponta no centro de Cabul, Afeganistão, avança a agência AFP, que cita o ministério afegão da Saúde.
"Muitos feridos estão em estado grave", sublinhou o porta-voz do ministério, Mohammed Ismaïl Kawoosi, acrescentando que o balanço de feridos e mortos pode tornar-se mais elevado ao longo do dia.
O ataque suicida, que acontece uma semana depois de os talibãs anunciarem o início da sua "ofensiva de primavera", aconteceu perto dos serviços de inteligência afegãos, gerou nuvens de fumo e fez tremer janelas a várias milhas de distância, segundo os relatos divulgados pelas agências de notícias internacionais.
No local decorre agora uma intensa troca de tiros, escreve a AFP.
Na passada terça-feira, os talibãs afegãos anunciaram o início da sua "ofensiva de primavera", apesar dos esforços do Governo de Cabul para trazer os insurgentes à mesa das negociações.
Os talibãs alertaram que iriam "realizar ataques de larga escala contra posições inimigas em todo o país" durante a ofensiva apelidada de Operação Omari, em honra do fundador do movimento, Mullah Omar, cuja morte foi anunciada no ano passado.
A ofensiva anual de primavera dos talibãs assinala habitualmente o início da "época de combate", mas neste inverno o período de calma foi mais curto e continuaram a combater as forças do Governo, ainda que com menor intensidade.